sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

FORMAS DE INTRODUÇÃO ( terceiros)



Olá, meus queridos , segue a postagem sobre as formas de introdução do texto, abordadas na nossa última aula! Bom final de semana. Juízo nessas cucas malucas!







A INTRODUÇÃO
A introdução deve conter a idéia principal a ser desenvolvida (geralmente um ou dois parágrafos). É a abertura do texto, por isso é fundamental. Deve ser clara e chamar a atenção para dois itens básicos: os objetivos do texto e o plano do desenvolvimento. Contém a proposição do tema, seus limites, ângulo de análise e a hipótese ou a tese a ser defendida.
COMO FAZÊ-LA?

Veja algumas formas de introdução!
1ª UMA DECLARAÇÃO (tema: liberação da maconha)
É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda.
(Alberto Corazza, Istoé, 20 dez. 1995)
2ª DEFINIÇÃO (tema: o mito)
O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e não-crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas que dão, também, as formas da ação humana.
(ARANHA, Maria de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. S.Paulo, Moderna, 1992.p.62)
3ª. DIVISÃO (tema: exclusão social)
Predominam ainda no Brasil duas convicções errôneas sobre o problema da exclusão social: a de que ela deve ser enfrentada apenas pelo poder público e a de que sua superação envolve muitos recurso e esforços extraordinários. Experiências relatadas nesta Folha mostram que o combate à marginalidade social em Nova York vem contando com intensivos esforços do poder público e ampla participação da iniciativa privada.
(Folha de S. Paulo, 17 dez. 1996)
4ª. OPOSIÇÃO (tema: a educação no Brasil)
De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos de videocassete. É este o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil.
5ª. ALUSÃO HISTÓRICA (tema: globalização)
Após a queda do Muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos leste-oeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização. As fronteiras foram derrubadas e a economia entrou em rota acelerada de competição.
6ª. UMA PERGUNTA (tema: a saúde no Brasil)
Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim. A cada ano, somos lesados por novos impostos para alimentar um sistema que só parece piorar.
7ª. UMA FRASE NOMINAL SEGUIDA DE UMA EXPLICAÇÃO (tema: educação no Brasil)
Uma tragédia. Essa é a conclusão da própria Secretaria de avaliação e Informação Educacional do Ministério da Educação e Cultura sobre o desempenho dos alunos do 3º ano do 2º grau submetidos ao SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que ainda avaliou estudantes da 4 série e da 8 série do 1 grau em todas as regiões do território nacional.
8ª. ADJETIVAÇÃO (tema: a educação no Brasil)
Equivocada e pouco racional. Esta é a verdadeira adjetivação para a política educacional do governo. (Anderson Sanches, Infocus, n.5, ano 1, out. 1966. p. 2)
9ª. CITAÇÃO (tema: política demográfica)
"As pessoas chegam a ponto de uma criança morrer e os pais não chorarem mais, trazerem a criança, jogarem num bolo de mortos, virarem as costas e irem embora.” O comentário, do fotógrafo Sebastião Salgado, falando sobre o que viu em Ruanda, é acicate no estado de letargia ética que domina algumas nações do Primeiro Mundo. (DI FRANCO, Carlos Alberto. Jornalismo, ética e qualidade. Rio de Janeiro, Vozes, 1995.p.73.)
10ª. CITAÇÃO DE FORMA INDIRETA (tema: consumismo)
Para Marx a religião é o ópio do povo. Raymond Aron deu o troco: o marxismo é o ópio dos intelectuais. Mas nos Estados Unidos o ópio do povo é mesmo ir às compras. Como às modas americanas são contagiosas, é bom ver de que se trata.
(Cláudio de Moura e Castro, Veja, 13 nov. 1996.)
11ª. EXPOSIÇÃO DE PONTO DE VISTA OPOSTO (tema: o provão)
O ministro da Educação se esforça para convencer de que o provão é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino superior. Para isso, vem ocupando generosos espaços na mídia e fazendo milionária campanha publicitária, ensinando como gastar mal o dinheiro que deveria ser investido na educação.
(Orlando silva Júnior e Eder Roberto Silva, Folha de S. Paulo, 5 nov. 1996)
12ª. COMPARAÇÃO (tema: reforma agrária)
O tema reforma agrária está presente há bastante tempo nas discussões sobre os problemas mais graves que afetam o Brasil. Numa comparação entre o movimento pela abolição da escravidão no Brasil, no final do século passado e, atualmente, o movimento pela reforma agrária, podemos perceber algumas semelhanças. Como na época da abolição da escravidão existiam elementos favoráveis e contrários a ela, também hoje há os que são a favor e os que são contra a implantação da reforma agrária no Brasil.
(OLIVEIRA,Pérsio Santos de Introdução à Sociologia. S. Paulo, Ática, 1991.p 101)
13ª. RETOMADA DE UM PROVÉRBIO (tema: mídia e tecnologia)
O corriqueiro adágio de que o pior cego é o que não quer ver se aplica com perfeição na análise sobre o atual estágio da mídia: desconhecer ou tentar ignorar os incríveis avanços tecnológicos de nossos dias, e supor que eles não terão reflexos profundos no futuro dos jornais é simplesmente impessoal.
(Jayme Sirotsky,Folha de São Paulo, 5 dez. 1995)
14ª. ILUSTRAÇÃO (tema: aborto)
O Jornal do Comércio, de Manaus, publicou um anúncio em que uma jovem de dezoito anos, já mãe de duas filhas, dizia estar grávida, mas não queria a criança. Ela a entregaria a quem se dispusesse a pagar sua ligação de trompas. Preferia dar o filho a ter que fazer um aborto
O tema é tabu no Brasil. (...)
(Antonio Carlos Viana, O Quê, edição de 16 a 22 jul. 1994)
15ª. UMA SEQÜÊNCIA DE FRASES NOMINAIS (frases sem verbo) (tema: a impunidade no Brasil)
Desabamento de shopping em Osasco. Morte de velhinhos numa clínica do Rio. Meia centena de mortes numa clínica de hemodiálise em Caruaru. Chacina de sem-terra em Eldorado dos Carajás.
Muitos meses já se passaram e esses fatos continuam impunes.
16ª. ALUSÃO A UM ROMANCE, UM POEMA, UM FILME (tema: a intolerância religiosa)
Quem assistiu ao filme A rainha Margot, com a deslumbrante Isabelle Adjani, ainda deve ter os fatos vivos na memória. Na madrugada de 24 de agosto de 1572, as tropas do rei de França, sob ordens de Catarina de Médicis, a rainha-mãe e verdadeira governante, desencadearam uma das mais tenebrosas carnificinas da História. (...)
Desse horror a História do Brasil está praticamente livre. (...)
(Veja,25 out. 1995)

17ª. DESCRIÇÃO DE UM FATO DE FORMA CINEMATOGRÁFICA (tema: violência urbana)
Madrugada de 11 de agosto. Moema, bairro paulistano de classe média. Choperia Bodega _ um bar da moda, freqüentado por jovens bem-nascidos.
Um assalto. Cinco ladrões . Todos truculentos. Duas pessoas mortas: Adriana Ciola, 23, e José Renato Tahan, 25, Ela, estudante. Ele, dentista.
(Josias de Souza, Folha de S. Paulo, 30 set. 1996)
18ª. OMISSÃO DE DADOS IDENTIFICADORES (tema: ética)
Mas o que significa, afinal, esta palavra, que virou bandeira da juventude? Com certeza não é algo que se refira somente à política ou às decisões do Brasil e do mundo. Segundo Tarcísio Padilha, ética é um estudo filosófico da ação e da conduta às mudanças da história e da sociedade.
( O Globo,13 set. 1992)

Vale a pena conferir como vários textos - que figuram entre os melhores da FUVEST/2009- apresentam tais recursos:

www.fuvest.br/vest2009/bestred/bestred.stm


Um comentário:

  1. Olá Waner! Mais uma vez trazendo um conteudo de qualidade até nós, parabéns!
    Além das introduções básicas,(por pergunta, citação)podemos agora utilizar das mais insólitas formas de introdução.

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