domingo, 14 de fevereiro de 2010

INTERTEXTUALIDADE (Redação- segundas e terceiras séries)





O texto explorado na primeira aula apresentou intertextualidade, uma vez que nele pudemos identificar referências a outros textos. Dessa forma, podemos concluir que:

Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do texto: pintura, filme, novela, etc. Assim sendo, toda vez que uma obra alude a uma outra, ocorre a intertextualidade.No texto estudado, apesar de aparecer uma clara menção a outros textos, pudemos perceber que houve deformação de suas ideias, alteração de sentido. Quem não conhece a famosa frase “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?”? Pois bem, quando a autora fez alusão a ela, modificou-a, uma vez que lhe alterou o sentido original: “Espelho, espelho meu, que foi feito de uma língua tão bela como eu?!”. O que temos aqui é, então, uma paródia, a qual podemos assim conceituar:

Paródia é uma imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária (também existem paródias de filmes e músicas), sendo, portanto, uma imitação que geralmente possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura, a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto.

Trata-se, portanto, de um interessante recurso, pois mostra que emissor (escritor) adota um posicionamento crítico, “brinca” com o texto parodiado. Ela enriquece o trabalho com a escrita, uma vez que nos fornece valiosos subsídios para articularmos ideias de um modo criativo.
Quem nunca ouviu alguma paródia em tempos de eleição? Isso mesmo: aquelas músicas com as letras alteradas são genuínas paródias.
Mas, além da paródia, existem ainda outras formas de “diálogo” entre os textos, como a paráfrase. Observe:

“Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim." Millôr Fernandes

Como já disse Millôr Fernandes, democracia tem um conceito bem relativo, depende do lugar onde a pessoa esteja. Se ela estiver no comando, há democracia; se ela for comandada, então só existe a ditadura. (paráfrase da citação acima)




Paráfrase é uma reescritura do texto original com novas palavras sem que o sentido do mesmo seja modificado. Consiste, portanto, na reprodução da ideia do autor, utilizando-se de sinônimos, inversões de períodos, etc.
São exigências de uma boa paráfrase:
►Utilizar a mesma ordem de ideias que aparece no texto original.
►Não omitir nenhuma informação essencial.
►Utilizar construções que não sejam uma simples repetição daquelas que estão no original e, sempre que possível, um vocabulário também diferente.

Quando há a tentativa exagerada (ou intencionalmente humorística) de se transpor expressões coloquiais para a norma padrão formal (preciosismo linguístico), encontramos algumas “paráfrases” cômicas:
● Prosopopeia flácida para acalentar bovinos. →Conversa mole pra boi dormir.
● Romper a face. → Quebrar a cara.
● Creditar o primata. →Pagar o mico.
● Sequer considerar a utilização de um longo pedaço de madeira. →Nem a pau.
● Sequer considerar a possibilidade de a fêmea bovina expirar fortes contrações laringo-bucais. →Nem que a vaca tussa.
● Retirar o filhote de equino da perturbação pluviométrica. →Tirar o cavalinho da chuva.

AGORA É A SUA VEZ...

Deixe uma paródia (de sua autoria ou não)
OU
parafraseie uma das citações abaixo:

1) "É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é tolo, do que falar e acabar com a dúvida." (Abrahan Lincoln)

2) "A melhor maneira de se esquecer do tempo é usá-lo." (Baudelaire)

3) "Para o triunfo do mal basta que os bons fiquem de braços cruzados." (Charles Chaplin)

4) "Tempo difícil esse em que estamos, onde é mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito." (Albert Einstein)

5) “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” (Albert Einstein)

6) “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” (Albert Einstein)

7) “A imaginação é mais importante que o conhecimento.” (Albert Einstein)

8) “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” (Voltaire)

9) “Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.” (Albert Einstein)

10) “O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.” (Aristóteles)

Dica: É sempre bom ter “no bolso” uma citação, direta (transcrição literal) ou indireta (paráfrase). Ela pode ser útil para introduzir uma ideia! Veja tal recurso numa das uma das melhores redações FUVEST/2009:

2 comentários:

  1. 2) "A melhor maneira de se esquecer do tempo é usá-lo." (Baudelaire)

    "Para não se lembrar do tempo, ocupe-se"

    Déborah 3ºA

    ResponderExcluir
  2. professora liiindaa , eu sou a gabriela vasconcelos do 3º B quero te pedir um favorzinho , na prova de redação de hoje eu esqueci de colocar que era texto dissertativo !
    corrigi lá pra mim prof , bom fim de semana beijos

    ResponderExcluir