terça-feira, 9 de março de 2010

A DISSERTAÇÃO (segundos anos)


Deparamos, a todo instante, com situações que exigem a exposição de ideias, argumentos e pontos de vista. Muitas vezes, precisamos expor aquilo que pensamos sobre determinado assunto.
Em muitas situações, somos induzidos a organizar nossos pensamentos e ideias e utilizar a linguagem para dissertar.

MAS O QUE É DISSERTAR?

Dissertar é, através da organização de palavras, frases e textos, apresentar idéias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento, temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos através da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.

A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções sintáticas organizadas, além de conhecimento do assunto que se vai abordar e posição crítica (pessoal) diante desse assunto.
A atividade dissertadora desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade.



Passos para escrever o texto dissertativo

O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se propôs a alcançar.
Há uma estrutura consagrada para a organização desse tipo de texto.
Consiste em organizar o material obtido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

INTRODUÇÃO

É o início do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado. Geralmente, pode ser exposto em apenas um parágrafo.
Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.



DEVE-SE EVITAR EM UMA INTRODUÇÃO
– Iniciar uma ideia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de idéias totalmente diferentes);
– Usar chavões;
– Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título;
– Desvios do assunto principal;
– Escrever período longo;
– Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa.

DESENVOLVIMENTO
É o corpo do texto, onde se organiza o pensamento, ou seja, a exposição de elementos que vão fundamentar a ideia principal que pode vir especificada através da argumentação de pormenores, da ilustração, da causa e da consequência, da enumeracão, das definições, dos dados estatísticos, da ordenação cronológica, da interrogação e da citação.
No desenvolvimento, são usados tantos parágrafos quantos forem necessários para a completa exposição da idéia.

Em uma redação de trinta linhas, a redação deverá destinar de catorze (14) a dezoito (18) linhas para o corpo ou desenvolvimento da mesma.




DEVE-SE EVITAR EM UM DESENVOLVIMENTO
-Repetições;
-Escrever pormenorizando;
–Exemplos extremamente excessivos;
–Usar de exemplos fracos e fora do contexto.



CONCLUSÃO
É a síntese do problema tratado no decorrer do texto; é o fechamento da redação. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas.
Na conclusão, as ideias tratadas no texto propõem uma solução. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão.




DEVE-SE EVITAR EM UMA CONCLUSÃO
- O principal defeito não conseguir finalizar;
– Evitar as expressões “em resumo”, “concluindo”, “terminando”.

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