domingo, 2 de maio de 2010

Eu não ensinei, vírgula!

O emprego da vírgula é um pouco mais complexo do que aquele velho conceito de “uma pausa para respirar”. Se assim o fosse, um corredor amador da São Silvestre, ao término da prova, escreveria:




“Obrigado, a, meus, parentes, pelo, apoio, e, compreensão!”

Como se trata de um assunto (do qual trataremos posteriormente) complexo, cuja compreensão depende de conhecimento sobre a sintaxe, vou sintetizar neste post o que é mais fácil: situações onde não se usa a vírgula, que têm sido, na verdade, o equívoco mais comum nas redações.

Vamos, então, à UTI virgulal:

Em hipótese alguma, use vírgulas entre:

a) SUJEITO - VERBO - COMPLEMENTO DO VERBO

Essa regra não tem nenhuma exceção, nem mesmo se o sujeito da oração for enorme e seu fôlego não aguentar chegar até o verbo.

Certo: Empresários e gestores de todos as empresas almejam crescer na carreira e alcançar seus objetivos profissionais e pessoais.

Errado
: Empresários e gestores de todos as empresas , almejam crescer na carreira e alcançar seus objetivos profissionais e pessoais. (o uso da vírgula separa sujeito do verbo)

Errado: Empresários e gestores de todos as empresas almejam , crescer na carreira e alcançar seus objetivos profissionais e pessoais. (o uso da vírgula separa verbo do seu complemento)

b) NOME e ADJUNTO ADNOMINAL
certo: A gralha azul é um símbolo do Paraná.
Errado: A gralha, azul é um símbolo do Paraná.

c) NOME e COMPLEMENTO NOMINAL
Certo: O amor à mãe é quase que inato.
Errado: O amor, à mãe é quase que inato.

2 comentários:

  1. Olá, professora! Excelente texto! Ficou bastante claro as expectativas para uma entrevista. Gostaria muito de saber mais dicas para a prova da Unicamp, você poderia me ajudar? Meu e-mail é hurricane2005@gmail.com . Estou seguindo o blog! Muito obrigada! Daniela.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou. Posso sim ajudá-la em relação às dúvidas sobre a UNICAMP. Assim que passar o sufoco do final de bimestre, vou selecionar um material e lhe enviar. Um abraço!

    ResponderExcluir