terça-feira, 20 de abril de 2010

A NOTÍCIA E SUA ESTRUTURA (segundos anos)




Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico, a notícia pode ser veiculada em jornais, escritos ou falados, e em revistas.
Uma notícia deve ser imparcial e objetiva, deve expor fatos, não opiniões.

Numa notícia predomina a narração. Mas os jornais não contam só o que aconteceu, eles vão além, informando também:
O quê (fatos)
Quem (personagens/pessoas)
Quando
Onde
Como
Por quê


A notícia apresenta uma estrutura padrão:
a) LEAD OU LIDE
É um relato sucinto dos aspectos essenciais do fato e consiste normalmente no primeiro parágrafo da notícia. Seu objetivo é dar as informações básicas ao leitor e motivá-lo a continuar a leitura.
Deve fornecer ao leitor a maior parte das respostas às seis perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.
TIPOS DE LEAD
Há várias maneiras de introduzir uma matéria jornalística. Portanto, há diversos tipos de lead. Vejamos algumas classificações:

CONDENSADO (INTEGRAL)
Sumariza todos os fatos principais de maneira clara e sempre uniforme. É muito comum nos despachos internacionais. Ex.:
Subiu a 545 o número de mortos no terremoto que atingiu anteontem a região centro-sul do Irã, deixando mais de 600 feridos, alguns inválidos, e destruindo totalmente três aldeias. Segundo as autoridades, serão necessários vários meses para que os 4.500 sobreviventes das 12 cidade atingidas possam levar uma vida norma. (OESP, 22/12/77)

DE APELO DIRETO (PESSOAL, INTIMISTA)
Utiliza o interesse da participação do leitor, a ele se dirigindo diretamente. Ex.:
Se você pretende viajar no seu carro neste fim de semana, encha o tanque mais cedo. Por determinação do Ministério das Minas e Energia, os postos de todos o Brasil funcionarão apenas até as 17:00 horas desta sexta-feira.

CIRCUNSTANCIAL
Dá ênfase às circunstâncias nas quais ocorreu a história a ser narrada. Estilo característico das matérias com um toque humano mais acentuado, ou seja, que apelam ao emotivo. Ex.:
Embora tivesse medo de magoar seu marido, Vasco doente, Maria da Silva não conseguiu contar uma expressão de alegria quando o radinho de pilha anunciou o primeiro gol de Zico. Sua simpatia pelo Flamengo deu divórcio na 2ª Vara da Família.

DE CITAÇÃO DIRETA ou “ENTRE ASPAS”
Começa com uma declaração ou citação, que reflete o aspecto principal das ideias da pessoa focalizada. Esta prática, muito comum na maioria dos jornais, esteve condenada por algum tempo, pelas normas de redação do Jornal do Brasil, “salvo nos casos em que a frase ou a citação estejam destinadas a passar à História (o que, aliás, é sempre duvidoso, e implica julgamento temerário).”
Para Nuno Crato (1982), esse tipo de lead só deve ser empregado quando a notícia se revela de natureza delicada ou controversa. O exemplo seguinte é de Lago Burnett (1985, p.25)
“Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o Reino dos Céus”, afirmou ontem, a certa altura do seu Sermão da Montanha, o Rabi da Galiléia, perante uma multidão de molhares de pessoas, entre as quais, seus assessores de imprensa – Lucas, Mateus, Marcos e João – que documentam a precatória para posterior publicação em livro.

DESCRITIVO
Apresenta uma visão do lugar onde a notícia ocorreu (descrição do cenário) e descreve as pessoas nela envolvidas. A descrição das pessoas pode ser de ordem física, mas também de ordem psicológico-comportamentais. Ex.:
De bermudas, tênis Adidas e uma camisa de malha, o ex-Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República deu ontem sua primeira entrevista política (...) (JB, 10/01/87)

b) CORPO
São os demais parágrafos da notícia, nos quais se apresenta o detalhamento do exposto no lead, sendo fornecidas ao leitor novas informações, em ordem cronológica ou de importância.

O título

Toda notícia é encabeçada por um título. No título, devem-se empregar, com objetividade, palavras curtas e de uso comum.

A Linguagem
Predomínio da função referencial da linguagem.
Linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua.
A linguagem jornalística adota o padrão culto da língua, sem, contudo, perder de vista o universo vocabular do leitor.
Exige o emprego de um mínimo de palavras e o máximo de informação, correção, clareza e exatidão.

PARA UMA BOA REDAÇÃO
Construa períodos curtos, com no máximo duas ou três linhas, evitando frases intercaladas ou ordem inversa desnecessária.

Adote como norma a ordem direta, elaborando frases com a seguinte estrutura: sujeito, verbo e complemento.

Nunca use duas palavras se puder usar uma só.

Evite os superlativos e adjetivos desnecessários.

Empregue o vocabulário usual. Adote esta regra prática: nunca escreva o que você não diria. Termos técnicos ou difíceis devem ser evitados; se tiver que escrevê-los, coloque entre parênteses seu significado.

Os termos coloquiais ou gírias devem ser usados com parcimônia, apenas em casos especiais.

Empregue verbos de ação e prefira voz ativa, que dinamizam mais a frase e estimulam o leitor.

2 comentários:

  1. E o que significa fonte no texto jornalístico gostaria de saber

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  2. Porque a notícia não poder o universo vocabular do leitor

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